Ursula von der Leyen: Uma Trajetória de Liderança
Ursula von der Leyen (1958) é uma proeminente política alemã, conhecida por sua influência na União Europeia. Em 2019, ela fez história ao ser eleita Presidente da Comissão Europeia, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo vital.
Início da Vida e Formação
Nascida em Ixelles, Bruxelas, no dia 8 de outubro de 1958, Ursula Gertrud Albrecht, mais conhecida como Ursula von der Leyen, cresceu em uma família de ascendência alemã, sendo a mais velha de seis irmãos. Desde cedo, aprendeu francês e alemão.
Ursula frequentou a Escola Europeia de Bruxelas de 1964 a 1971. Em 1971, sua família se mudou para Hannover, Alemanha, onde seu pai assumiu um cargo executivo em uma empresa de alimentos.
Após concluir o ensino secundário em 1976, sua vida deu uma guinada política quando seu pai foi nomeado Primeiro-Ministro da Baixa Saxônia. Entre 1977 e 1980, estudou economia nas Universidades de Göttingen e Münster.
Em 1979, sua família se mudou para Londres, onde Ursula continuou seus estudos na London School of Economics, adotando o pseudônimo de Rose Ladson. Após retornar à Alemanha em 1980, ela se formou pela Hannover Medical School em 1987, especializando-se em Saúde da Mulher. Casou-se com o médico Heiko von der Leyen no ano anterior.
Carreira Profissional
Entre 1988 e 1992, Ursula trabalhou como médica assistente na Maternidade da Universidade de Hannover. Em 1992, mudou-se para Stanford, Califórnia, enquanto seu marido lecionava na Universidade de Stanford. Após retornar à Alemanha em 1996, atuou como pesquisadora assistente em medicina social na Faculdade de Medicina de Hannover até 2002.
Início da Carreira Política
Na década de 90, Ursula von der Leyen se filiou à União Democrata Cristã (CDU), partido de centro-direita, onde mais tarde se tornaria vice-presidente. Em março de 2003, ela foi nomeada Ministra do governo da Baixa Saxônia, cargo que ocupou até 2005.
Em 2005, sua carreira ganhou impulso quando foi nomeada pela chanceler Angela Merkel para chefiar o Ministério de Assuntos da Família e Juventude. Entre 2009 e 2013, atuou como Ministra do Trabalho e Assuntos Sociais e, em 2013, foi nomeada Ministra da Defesa, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo na República Federal da Alemanha.
Presidência da Comissão Europeia
No dia 2 de julho de 2019, o Conselho Europeu propôs Ursula von der Leyen como candidata à presidência da Comissão Europeia, uma instituição independente que defende os interesses da União Europeia. Ela foi eleita pelo Parlamento Europeu no dia 16 de julho e assumiu o cargo em 1º de dezembro do mesmo ano.
A Resposta da Comissão Europeia à Crise na Ucrânia
Desde a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, a Comissão Europeia, sob a liderança de Ursula, tem sido vocal na condenação das ações de Putin, defendendo a soberania da Ucrânia. Em resposta à invasão militar da Ucrânia em 2022, a presidente von der Leyen anunciou sanções contra a Rússia juntamente com os Estados Unidos, destacando a importância de apoiar a Ucrânia em tempos de crise.
Vida Pessoal
Ursula von der Leyen é casada com Heiko von der Leyen, um médico e professor. Juntos, eles têm sete filhos, nascidos entre 1987 e 1999.