Connect with us

Biografia de Steve Jobs

steve-jobs-2-l
Nome Completo Steve Jobs
Ocupação Empresário americano
Nascimento 2/24/1955
Morte 05/10/2011 (aos 56 anos)

Steve Jobs: O Visionário da Tecnologia

Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário norte-americano que co-fundou a Apple Inc. e revolucionou a tecnologia com inovações como o Macintosh, iPod, iPhone e iPad. Seu impacto transcendeu a indústria de computadores pessoais, influenciando também o cinema de animação, a música e as telecomunicações.

Infância e Formação

Steve Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em São Francisco, Califórnia. Filho de Abdulfattah Jandali e Joanne Schieble, foi adotado por Paul e Carla Jobs. A família residia em Mountain View, na Califórnia, uma área que se tornaria famosa como o Vale do Silício. Desde jovem, Jobs se interessou por eletrônicos, observando seu pai desmontar e montar dispositivos na garagem da família.

Após concluir o ensino fundamental, Jobs frequentou a Homestead High School entre 1968 e 1972, onde conheceu Steve Wozniak, um futuro parceiro de negócios. Jobs se matriculou na Reed College, mas abandonou o curso após seis meses, continuando a assistir aulas de caligrafia, as quais mais tarde considerou cruciais para sua formação.

Início da Carreira

Em 1974, Jobs trabalhou como designer de videogames na Atari, mas logo deixou a empresa em busca de crescimento espiritual na Índia.

Fundação da Apple

Em 1976, Jobs e Wozniak montaram uma pequena fábrica de computadores na garagem da casa de Jobs. Nesse ano, lançaram o Apple I, o primeiro computador pessoal já montado, que consistia em uma placa mãe e alguns chips em uma caixa de madeira. No ano seguinte, o Apple II foi introduzido, apresentando um mouse e um disco rígido interno, mudando a percepção de como os computadores poderiam ser.

O Macintosh, lançado em janeiro de 1984, foi um marco na história da computação, apesar de algumas dificuldades iniciais. Jobs foi afastado da Apple nesse mesmo ano devido a divergências de gestão.

Pixar e NEXT

Em 1986, Jobs adquiriu a divisão de animação da Lucasfilm, que se tornaria a Pixar Animation Studios. Com um investimento de 50 milhões de dólares, a Pixar produziu filmes icônicos como Toy Story e Procurando Nemo, culminando na fusão com a Walt Disney Company em 2006.

Após sua saída da Apple, Jobs fundou a NEXT, uma empresa focada no desenvolvimento de software, que eventualmente foi adquirida pela Apple em 1997.

Retorno à Apple e Inovações

Após retornar à Apple como CEO, Jobs revitalizou a marca com produtos inovadores. Em 2001, lançou o iPod, que revolucionou a indústria musical. Em 2007, o iPhone foi introduzido, trazendo um novo conceito de smartphones. Em 2010, o iPad foi lançado, solidificando a Apple como líder em tecnologia de consumo.

Jobs também anunciou o iCloud em 2011, uma solução que permitia que usuários armazenassem seus arquivos em servidores na nuvem.

Vida Pessoal

Jobs casou-se com Laurene Powell em 18 de março de 1991 e tiveram três filhos: Eve, Brin e Reed. Ele também era pai de Lisa Brennan-Jobs, de um relacionamento anterior.

Saúde e Legado

Diagnosticado com um câncer raro em 2003, Jobs inicialmente optou por tratamentos alternativos. Sua saúde deteriorou-se ao longo dos anos, levando à sua licença médica em 2011. Jobs renunciou ao cargo de CEO em agosto de 2011 e faleceu em 5 de outubro no mesmo ano.

A sede da Apple, localizada em Cupertino, Califórnia, reflete o legado de inovação de Jobs. O famoso slogan da empresa, “Pense diferente”, encapsula sua visão. Jobs deixou frases memoráveis, como “A jornada é a recompensa” e “É melhor ser um pirata do que se juntar à Marinha”.