Biografia de Michel Temer

michel-temer-2-l
[dados_biograficos]

Michel Temer

[ocupacao]

Michel Temer: Uma Trajetória Política

Michel Temer, nascido em 23 de setembro de 1940, na cidade de Tietê, interior de São Paulo, é um destacado político brasileiro. Sua ascensão à presidência da República ocorreu após a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff pelo Senado.

Origem e Formação Acadêmica

Filho de imigrantes libaneses, Miguel Elias Temer Luila e March Barbar Lulia, Michel decidiu estudar na capital paulista aos 16 anos, onde concluiu o ensino médio. Em 1959, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e, em 1974, obteve o doutorado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Vida Pessoal

Michel Temer foi casado três vezes. Seu primeiro matrimônio foi com Maria Célia de Toledo, com quem teve três filhas: Luciana, Maristela e Clarissa, mas se divorciou em 1987. Em seguida, casou-se com Neusa Aparecida Popinigis, sua professora de inglês, mas não tiveram filhos. Ele também é pai de Eduardo, fruto de um relacionamento com a jornalista Érica Ferraz. Desde 2003, está casado com Marcela Tedeschi Araújo Temer, 43 anos mais jovem, com quem teve um filho, Michel Miguel Elias Temer Lulia Filho.

Vida Profissional

Após concluir seus estudos, Michel Temer começou sua carreira como advogado trabalhista em um sindicato de São Paulo. Em 1964, foi nomeado oficial de gabinete de Ataliba Nogueira, então Secretário de Educação. Desde 1968, lecionou Direito Constitucional na PUC-SP e na Faculdade de Direito de Itu. Entre 1975 e 1984, fez carreira acadêmica e pública significativa, sendo procurador-chefe da Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo e diretor da Faculdade de Itu.

Michel é também autor de cinco obras publicadas, incluindo:

  • Território Federal nas Constituições Brasileiras (1976)
  • Elementos de Direito Constitucional (1982)
  • Constituição e Política (1994)
  • Democracia e Cidadania (2006)
  • Anônima Intimidade (2012)

Carreira Política

Em 1981, Michel Temer filiou-se ao PMDB e, em 1983, foi convidado a ocupar a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Em 1985, criou a Primeira Delegacia da Mulher e outras importantes instituições. Após ser eleito deputado federal em 1986, foi reeleito por cinco mandatos consecutivos. Em 2010, foi eleito Vice-Presidente da República na chapa de Dilma Rousseff e, em 2014, reeleito para um segundo mandato.

Impeachment e Presidência

Com a crise política e econômica que afetava o Brasil, em 2016, Michel Temer se afastou da articulação política e apoiou o impeachment de Dilma Rousseff. No dia 12 de maio de 2016, assumiu interinamente a presidência e, em 31 de agosto do mesmo ano, tomou posse como Presidente da República, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Controvérsias e Prisão

Em março de 2019, Michel Temer foi preso em cumprimento a um mandado relacionado à Operação Lava Jato, mas teve sua prisão revogada dias depois pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Botão Voltar ao topo