Marcia Tiburi: Filósofa e Escritora Brasileira
Marcia Angelita Tiburi é uma renomada filósofa, escritora e professora brasileira, com uma significativa atuação política. Ela foi candidata ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores.
Nascida em 1970 em Vacaria, no Rio Grande do Sul, Marcia se destacou no cenário nacional a partir dos anos 2000, quando a mídia passou a valorizar debates filosóficos em programas de televisão.
Formação e Carreira
Marcia Tiburi se formou em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1990 e em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1996. Ela completou mestrado e doutorado, aprofundando-se na filosofia contemporânea com ênfase em feminismo, estética e ética.
Entre 2005 e 2010, participou do programa Saia Justa, exibido no canal GNT. Atualmente, além de ser uma escritora prolífica, leciona em cursos livres na escola de filosofia Passagens, localizada no Rio de Janeiro.
Obras de Marcia Tiburi
A filósofa possui uma vasta produção literária, com obras que se tornaram referências em seus campos. Alguns de seus livros mais notáveis incluem:
- Magnólia – Trilogia Íntima Vol. 1 (2005)
- A Mulher de Costas – Trilogia Íntima Vol. 2 (2006)
- O Manto – Trilogia Íntima Vol. 3 (2009)
- Olho de vidro – A televisão e o estado de exceção da imagem (2011)
- Era Esse Meu Rosto (2012)
- Filosofia prática: Ética, vida cotidiana, vida virtual (2014)
- Como Conversar com Um Fascista – Reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro (2015)
- Uma Fuga Perfeita É Sem Volta (2016)
- Feminismo em comum: para todas, todes e todos (2018)
- Sob os Pés, Meu Corpo Inteiro (2018)
- Delírio do poder – Psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação (2019)
Autoexílio
Devido ao seu forte posicionamento democrático e antifascista, Marcia Tiburi se tornou alvo de ataques e ameaças, o que a levou a decidir deixar o Brasil. Atualmente, reside na Europa.