Lady Gaga: A Rainha do Pop
Lady Gaga, nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta, nasceu em Nova Iorque em 28 de março de 1986. Desde cedo, Gaga se destacou como uma talentosa cantora, compositora e instrumentista, tornando-se uma das maiores representantes do Show Business mundial.
Foi criada no Upper West Side, uma área abastada de Nova Iorque, onde começou a estudar piano aos quatro anos. Com apenas 13 anos, compôs sua primeira canção e, aos 14, já se apresentava em casas noturnas acompanhada de sua mãe.
Início da Carreira
Após ser admitida na Tisch School of Arts, Gaga decidiu abandonar o curso no segundo ano para se dedicar completamente à sua carreira artística. Mudou-se para Los Angeles e, após assinar um contrato com a gravadora Def Jam, foi dispensada três meses depois.
O Nome Lady Gaga
Em 2007, enquanto retornava a Nova Iorque, ela adotou o nome “Lady Gaga”, inspirado na música “Radio Gaga” da banda Queen, com a ajuda do produtor Rob Fusari.
Primeiros Álbuns e Sucesso Mundial
O álbum de estreia, The Fame, lançado em 2008, foi um grande sucesso, com singles como “Poker Face” que conquistaram as paradas em vários países. No ano seguinte, Gaga relançou o álbum como The Fame Monster, que incluía sucessos como “Alejandro” e “Bad Romance”.
Em 2009, iniciou a turnê The Monster Ball Tour, que se estendeu até 2011, e lançou o álbum Born This Way, que continha hits como “Born This Way” e “Judas”.
Inovações e Colaborações
Lady Gaga sempre se destacou por seus figurinos extravagantes e chocantes, buscando desafiar as normas da moda. Em 2014, ela lançou o álbum de jazz Cheek to Cheek em parceria com Tony Bennett, que rapidamente se tornou um sucesso, alcançando o primeiro lugar nas vendas dos EUA.
Reconhecimentos e Prêmios
Gaga recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Oscar de Melhor Canção Original em 2019 por “Shallow”, do filme Nasce Uma Estrela.

Discografia
- The Fame (2008)
- The Fame Monster (2009)
- Born This Way (2011)
- ARTPOP (2013)
- Cheek to Cheek (2014)
- Joanne (2016)
