Biografia de Juscelino Kubitschek

juscelino-kubitschek-l
[dados_biograficos]

Juscelino Kubitschek

[ocupacao]

Juscelino Kubitschek: O Visionário do Brasil

Juscelino Kubitschek (1902-1976) foi presidente do Brasil de 1956 a 1961 e é lembrado por sua audaciosa meta de construir Brasília, a nova capital do país, inaugurada em 21 de abril de 1960.

Início da Vida e Formação

Nascido em 12 de setembro de 1902, na cidade de Diamantina, Minas Gerais, Juscelino foi filho do caixeiro-viajante João César de Oliveira e da professora Júlia Kubitschek. Ele perdeu o pai aos três anos, o que marcou sua infância.

Após concluir o curso de humanidades no Seminário de Diamantina, em 1919, Juscelino prestou concurso para telegrafista e mudou-se para Belo Horizonte no ano seguinte.

Carreira Médica

Em 1922, ingressou na Universidade Federal de Belo Horizonte, onde se formou em Medicina em 1927. Estudou cirurgia em Paris e estagiou no renomado hospital Charité de Berlim em 1930.

Após retornar a Minas Gerais, casou-se com Sara Lemos em 1931 e foi nomeado capitão-médico da polícia mineira, destacando-se durante a Revolução de 1932.

Início da Vida Política

Em 1934, Juscelino entrou para a política como chefe de gabinete do interventor federal Benedito Valadares em Minas Gerais. Ele foi eleito deputado federal, mas perdeu o mandato em 1937 devido ao fechamento da Câmara durante o Estado Novo.

Entre 1940 e 1945, foi prefeito de Belo Horizonte, promovendo obras que projetaram o arquiteto Oscar Niemeyer, especialmente no bairro da Pampulha. Filiou-se ao PSD e foi reeleito deputado federal em 1946.

Governador de Minas Gerais

Em 1950, Juscelino foi eleito governador de Minas Gerais, onde implementou um ambicioso projeto de desenvolvimento energético que resultou na criação das Centrais Elétricas de Minas Gerais (CEMIG) e na construção de cinco usinas, aumentando em trinta vezes o potencial energético do estado.

Presidência da República

Após o suicídio de Getúlio Vargas, Juscelino foi eleito presidente em 1955, enfrentando oposição, mas garantindo sua posse com a intervenção do General Teixeira Lott. Ele lançou o Plano de Metas, focando em energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.

Durante seu governo, construiu as usinas hidrelétricas de Três Marias e Furnas, além de pavimentar rodovias importantes, como a ligação entre Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A Construção de Brasília

A construção de Brasília foi o ponto central do Plano de Metas de Juscelino. O local, determinado na constituição de 1891, foi projetado pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Após mil dias de obras, Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Retrato de Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil e idealizador de Brasília.
Juscelino Kubitschek, um grande líder brasileiro que deixou um legado inestimável.

Exílio e Legado

Em 1961, Juscelino entregou o poder ao presidente Jânio Quadros e, em 1964, teve seu mandato cassado pelo governo militar. Exilou-se em Nova Iorque e Paris, onde escreveu suas memórias, publicadas em cinco volumes sob o título Meu Caminho para Brasília.

Juscelino Kubitschek faleceu em um acidente automobilístico no dia 22 de agosto de 1976, enquanto viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Frases Célebres

  • “O otimista pode errar, mas o pessimista já começa errando.”
  • “Não nasci para ter ódio, nem rancores, nasci para construir.”
  • “Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro.”
  • “Meu sonho é viver e morrer em um país em liberdade.”

Juscelino Kubitschek é uma figura central na história do Brasil, sendo lembrado por sua liderança visionária e seu compromisso com o desenvolvimento do país.

Botão Voltar ao topo