João Pessoa: Um Político Brasileiro Marcante
João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (1878-1930) foi um influente político brasileiro, conhecido por seu papel na Revolução de 1930 e sua trágica morte. Nascido em Umbuzeiro, na Paraíba, no dia 24 de janeiro de 1878, ele era filho de Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque e de Maria de Lucena Pessoa, irmã do ex-presidente Epitácio Pessoa.
Formação Acadêmica
João Pessoa iniciou seus estudos no Liceu Paraibano, em João Pessoa, e, em 1894, alistou-se no 27º Batalhão de Infantaria. Após ser acusado de revolucionário, foi transferido para Belém do Pará e posteriormente desligado do Exército.
Em 1899, ingressou na Faculdade de Direito do Recife, graduando-se em 1903. Casou-se em 1905 com Maria Luísa de Sousa Leão Gonçalves, filha do político Sigismundo Antônio Gonçalves. Ele exerceu a advocacia e lecionou até 1910, quando foi nomeado representante da Fazenda no Rio de Janeiro, onde trabalhou em projetos de desapropriação para o desenvolvimento portuário.
Carreira Política
Em 22 de junho de 1928, João Pessoa foi eleito presidente da Paraíba pelo Partido Republicano, tomando posse três meses depois. Durante seu governo, ele implementou medidas que reduziram a sonegação de impostos, equilibraram a economia do Estado e impulsionaram a agricultura e a indústria. Entre suas obras destacam-se a Avenida Epitácio Pessoa e o porto de Cabedelo.
Candidato à Vice-Presidência
João Pessoa foi indicado como vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas, formando a Aliança Liberal, uma coalizão política que desafiou o establishment da época. Contudo, a chapa de Júlio Prestes foi eleita, e as eleições de 1930 foram marcadas por forte contestação, com alegações de fraudes eleitorais.
Assassinato e Legado
O assassinato de João Pessoa, em 26 de julho de 1930, na Confeitaria Glória, em Recife, foi um evento que desencadeou a Revolução de 1930. Ele foi morto a tiros por João Dantas, que estava envolvido em disputas políticas locais. Sua morte provocou revolta e culminou na derrubada do presidente Washington Luís e na ascensão de Getúlio Vargas ao poder.
Em homenagem, a capital da Paraíba foi renomeada para João Pessoa em 4 de setembro de 1930. A trajetória política e a morte trágica de João Pessoa deixaram um legado duradouro na história brasileira.
João Pessoa faleceu em Recife, Pernambuco, no dia 26 de julho de 1930.