Itamar Franco: Um Líder Transformador
Itamar Franco (1930-2011) foi o presidente do Brasil entre 1992 e 1994, sendo um dos principais responsáveis pela implantação do Plano Real, que trouxe estabilidade econômica ao país.
Primeiros Anos
Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em Salvador, Bahia, no dia 28 de junho de 1930. Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero, Itamar veio ao mundo a bordo de um navio que fazia o percurso do Rio de Janeiro para Salvador.
Após seu nascimento, ele e sua mãe se instalaram na casa de um tio em Salvador, onde foi feito seu registro de nascimento. Posteriormente, mudaram-se para Juiz de Fora, Minas Gerais, onde Itamar completou seus estudos primários e secundários no Instituto Granbery. Em 1955, formou-se em Engenharia Civil e Eletrotécnica pela Universidade Federal.
Carreira Política
Itamar ingressou na política em 1955, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e, em 1964, durante o golpe militar, mudou-se para o MDB. Ele foi eleito prefeito de Juiz de Fora em dois mandatos, em 1966 e 1971, e posteriormente se tornou senador por Minas Gerais.
Em 1980, Itamar se filiou ao PMDB, e em 1988 ganhou notoriedade nacional ao presidir uma comissão parlamentar de inquérito que investigou corrupção no governo federal.
Vice-Presidência e Impeachment
Em 1989, Itamar Franco foi eleito vice-presidente na chapa de Fernando Collor, tomando posse em 15 de março de 1990. No entanto, o governo Collor enfrentou crises que culminaram em um processo de impeachment, levando Itamar a assumir a presidência interinamente em 2 de outubro de 1992 e, oficialmente, em 29 de dezembro do mesmo ano.
O Plano Real
Em 1994, ao convocar o então senador Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Fazenda, Itamar lançou o Plano Real, que introduziu a URV (Unidade Real de Valor) e a nova moeda, o real. O plano foi um sucesso, reduzindo a inflação a níveis mínimos.
Fim do Mandato e Vida Após a Presidência
Ao deixar a presidência em 1 de janeiro de 1995, foi nomeado embaixador em Portugal e, posteriormente, na Organização dos Estados Americanos (OEA). Em 1998, foi eleito governador de Minas Gerais, cargo que exerceu até 2003.
Itamar continuou a se envolver na política, embora tenha enfrentado algumas derrotas eleitorais. Em 2007, presidiu o Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais até 2010.
Vida Pessoal e Legado
Itamar foi casado duas vezes e teve duas filhas. Em maio de 2011, foi diagnosticado com leucemia e faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral em 2 de julho de 2011.