Biografia de Drauzio Varella

Biografia de Drauzio Varella
[dados_biograficos]

Drauzio Varella

[ocupacao]

Drauzio Varella: Um Médico Pioneiro no Combate ao Câncer e à AIDS

Drauzio Varella (1943) é um renomado médico cancerologista, pesquisador e escritor brasileiro, amplamente reconhecido por suas campanhas contra o tabagismo e seu papel pioneiro na divulgação de informações sobre a prevenção da AIDS.

Início da Vida e Formação

Antônio Drauzio Varella nasceu em São Paulo, no dia 3 de maio de 1943. Filho do contador José Varella e neto de imigrantes espanhóis, perdeu sua mãe aos quatro anos. Sua infância foi marcada pelo desafio e pela resiliência, vivendo no bairro do Brás.

Com o apoio de seu pai, Drauzio se destacou academicamente, classificando-se em segundo lugar no vestibular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1962. Durante sua formação, começou a dar aulas no cursinho 9 de julho e, em 1965, fundou o Cursinho Objetivo, onde ensinou química por muitos anos.

Carreira Médica e Contribuições

No início dos anos 70, Drauzio Varella começou sua carreira no campo das moléstias infecciosas no Hospital do Servidor Público de São Paulo, sob a orientação do professor Vicente Amato Neto. Em 1985, após adquirir experiência em imunologia, participou de um congresso sobre AIDS na Suécia, o que o motivou a publicar um artigo esclarecedor no jornal O Estado de S. Paulo.

No ano seguinte, Drauzio lançou uma campanha, inicialmente na rádio Jovem Pan e depois na 89 FM de São Paulo, para educar a população sobre a prevenção da AIDS. Sua primeira aparição no programa Fantástico da TV Globo, em outubro de 2000, marcou o início de uma série de reportagens abordando questões de saúde pública.

Como fumante por 19 anos e após perder um irmão para o câncer de pulmão, Drauzio se tornou um forte defensor da luta contra o tabagismo, apresentando a série Brasil Sem Cigarro.

Ele também foi pioneiro na pesquisa e tratamento do sarcoma de Kaposi, um câncer associado à AIDS. Em 1989, conduziu estudos sobre a disseminação do HIV entre a população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru, experiência que resultou no aclamado livro Estação Carandiru (2000), vencedor do Prêmio Jabuti e adaptado para o cinema.

Drauzio coordenou um projeto na Amazônia, em parceria com a Universidade Paulista e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, para analisar plantas brasileiras visando tratamentos experimentais. Sua viagem à região em 2004 resultou em uma grave infecção de febre-amarela, uma experiência documentada em seu livro O Médico Doente (2007).

Ele também foi diretor do Serviço de Câncer do Hospital do Ipiranga e coordenou o serviço de imunologia do Hospital do Câncer de São Paulo por 20 anos. Atualmente, Drauzio Varella divide seu tempo entre o Hospital Sírio-Libanês, seu consultório e a publicação de conteúdos em suas plataformas online.

Vida Pessoal

Em 1981, Drauzio conheceu a atriz Regina Braga enquanto buscava um curso de teatro no Museu de Arte Moderna, e desde então eles estão juntos. Ele foi casado por 11 anos e tem duas filhas, Marian, tradutora, e Letícia, médica.

Livros Publicados

  • Estação Carandiru (1999, Prêmio Jabuti)
  • Macacos (2000)
  • Florestas do Rio Negro (2001)
  • Nas Ruas do Brás (2002, Prêmio na Feira Internacional do Livro em Bolonha)
  • De Braços para o Alto (2002)
  • Por Um Fio (2004)
  • O Médico Doente (2007)
  • Correr (2015)
  • Prisioneiras (2017)

Botão Voltar ao topo