O jogador brasileiro Gui Santos é a única representação do Brasil na NBA para a temporada 2024/25 e atuará como uma das peças-chave do Golden State Warriors na disputa por uma vaga nos playoffs. O time de Stephen Curry tem um desafio crucial pela frente: nesta terça-feira, 15 de abril, às 23h (horário de Brasília), a equipe enfrentará o Memphis Grizzlies em um jogo do torneio play-in, que determinará o futuro da franquia na competição.
O embate será realizado no Chase Center, localizado em São Francisco, Califórnia. No último final de semana, os Warriors terminaram a fase regular em 7º lugar na Conferência Oeste, posição que não garante uma passagem direta para os playoffs. Com uma vitória sobre os Grizzlies, o Golden State assegura a 7ª posição e se prepara para enfrentar o Houston Rockets na primeira rodada da pós-temporada.
Gui Santos destacou a importância do confronto: “É uma final. É decisão. Não tem nada mais importante nesse momento, nada em que a gente pense mais agora que não seja vencer o Memphis em casa e avançar aos playoffs. Tudo que aconteceu ao longo do ano ficou para trás e só dependemos das nossas forças para ir à pós-temporada”.
Caso os Warriors sejam derrotados, a equipe terá uma segunda chance de se qualificar, enfrentando o vencedor do duelo entre Dallas Mavericks e Sacramento Kings, que ocorrerá na quarta-feira, 16 de abril.
Gui Santos, que chegou ao basquete dos Estados Unidos em 2022, fez sua estreia na NBA na temporada seguinte. Em 2023/24, atuou como reserva, mas nesta temporada, ele se destacou, participando de 78 dos 82 jogos do time e registrando uma média de pouco mais de 13 minutos em quadra, com 4 pontos, 3 rebotes e 1 assistência por jogo.
Vale ressaltar que três brasileiros já conquistaram o título da NBA: Anderson Varejão e Leandrinho, ambos pelos Warriors, em 2017 e 2015, respectivamente, e Tiago Splitter, que foi campeão com o San Antonio Spurs em 2014.