Nova Motorização da Ram Rampage: A Evolução da Picape
A Ram Rampage apresenta uma nova motorização a diesel em sua versão Rebel, agora equipada com um motor 2.2 turbodiesel que oferece até 200 cv de potência e 45,8 kgfm de torque. Com preço sugerido de R$ 270.990, a picape se destaca por proporcionar uma experiência de condução similar à de alguns SUVs, muito devido ao seu eficiente conjunto de suspensão.
No contexto das picapes médias, como a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok, a tendência é que a comercial leve passe por um desempenho um pouco mais “saltitante”. Em contrapartida, a Rampage conta com uma suspensão independente com multibraço e barra estabilizadora traseira, resultando em uma condução mais confortável para uso diário.
Desempenho e Eficiência
A nova motorização da Rampage marcou um avanço significativo. O motor 2.2 turbodiesel não apenas oferece mais potência, mas também contribui para maior economia de combustível. Testes realizados em ambientes urbanos revelaram que a picape alcança uma média de 9,0 km/l. Já em percurso rodoviário, a eficiência se destaca, com média de 14,5 km/l, superando a marca de 13,3 km/l estipulada pelo Inmetro. Essa eficiência é amplamente atribuída ao seu câmbio de nove velocidades.
Aprimoramentos Tecnológicos
Além da nova motorização, a Rampage Rebel 2.2 integra sistemas de assistência à condução, elevando seu nível de segurança de Nível 1 ADAS para Nível 2. Isso inclui recursos como Lane Centering e piloto automático adaptativo (ACC), permitindo que a picape execute curvas e mantenha a aceleração e frenagem em determinadas situações sem intervenção do condutor.
Curiosidades sobre a Ram Rampage Rebel 2.2
- Lanterna com bandeira dos EUA: Apesar de ser produzida em Goiana (PE), sua lanterna traseira apresenta um desenho da bandeira americana.
- Vedação da caçamba: A caçamba possui uma vedação que pode permitir a entrada de água e poeira, não sendo ideal para objetos delicados.
- Freio a disco nas quatro rodas: Diferente da maioria das picapes que utilizam freios a tambor na traseira, a Rampage vem de fábrica equipada com freios a disco em todas as rodas.
- Ajustes elétricos nos bancos: A picape oferece ajustes elétricos nos bancos dianteiros, facilitando a personalização da posição de condução.
O sistema de tração 4×4 é outro destaque, permitindo uma distribuição automática de força entre os eixos, além de incluir um modo reduzido e assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control).
Outros recursos incluem um sistema de som premium da Harman/Kardon e um sistema de partida remoto, que, embora não seja uma novidade, adiciona conveniência ao usuário em dias quentes.
Por outro lado, a ausência de uma câmera 360º limita um pouco a facilidade em manobras em estacionamentos apertados.