Últimas notícias

95 teses de Martinho Lutero na reforma protestante

No dia 31 de outubro de 1517, o padre Martinho Lutero, professor de teologia e com 33 anos, enviou um importante documento ao arcebispo de Mainz, Alberto de Bradenburg. O título do texto era “Disputatio pro declaratione virtutis indulgentiarum”, que pode ser traduzido como “Contestação sobre o poder e a eficácia das indulgências”.

Lutero estava bastante inquieto devido à visita do frei dominicano Johann Tetzel a Wittenberg, onde ele era responsável por 11 paróquias. Tetzel tinha ido à cidade para vender indulgências, documentos que prometiam o perdão dos pecados, mas com um prazo de validade de apenas oito anos. O valor arrecadado seria utilizado para a construção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, que seria inaugurada em 1626. Lutero questionou por que o papa, possuidor de uma grande fortuna, não utilizava seus próprios recursos para essa obra.

Apesar de haver debates sobre o dia exato em que Lutero pregou suas 95 teses na porta da Igreja de Todos os Santos, não há como negar o impacto das suas ideias. Era comum que debates teológicos fossem afixados nas portas das igrejas, mas a clareza e a força das afirmações de Lutero motivaram outros padres, até de diferentes países da Europa, a questionarem os dogmas e práticas da Igreja Católica da época.

Em 1521, Martinho Lutero foi excomungado. Protegido em um castelo na região de Wittenberg, ele dedicou-se a traduzir a Bíblia para o idioma local, um trabalho que foi publicado em 1534 e é considerado fundamental para o desenvolvimento da língua alemã moderna. Lutero casou-se aos 41 anos com Katharina von Bora, uma ex-freira de 26 anos. Ele faleceu em 1546 e foi enterrado na igreja onde havia afixado suas teses. A intenção de Lutero nunca foi romper com o catolicismo, mas sim revitalizá-lo. Contudo, seu documento acabou tornando-se uma referência para o início do movimento protestante.

Esses acontecimentos marcam um período significativo na história da Igreja e da Europa, refletindo um profundo desejo de transformação e questionamento das práticas religiosas da época.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + catorze =

Botão Voltar ao topo