Eleições de 2025 em NYC: aumento recorde na votação antecipada

A eleição para a prefeitura de Nova York está em andamento, e a votação antecipada tem atraído um grande número de eleitores. Nos últimos dias, mais de 160 mil pessoas já votaram. Os candidatos continuam em suas campanhas, tentando convencer os eleitores a menos de uma semana do Dia da Eleição.
Zohran Mamdani, o candidato do Partido Democrata, participou de um evento em Queens, acompanhado por figuras conhecidas como a Congressista Alexandria Ocasio-Cortez e o Senador Bernie Sanders. O evento no Forest Hills Stadium reuniu mais de 10 mil pessoas, onde Mamdani mencionou o apoio de eleitores de diferentes origens, enfatizando a importância da crise de acessibilidade na vida dos nova-iorquinos.
O ex-governador Andrew Cuomo também se manifestou, afirmando sentir uma forte energia ao seu redor, relacionada ao aumento da participação eleitoral. Ele destacou que os eleitores com 55 anos ou mais representaram mais da metade do comparecimento, uma mudança significativa em relação às primárias, onde a faixa etária de 25 a 34 anos tinha uma participação maior.
Cuomo afirmou que a participação dos eleitores mais velhos é um indicativo dos novos rumos da eleição. Ele também mencionou que o suporte do eleitorado recorde está a seu favor. O ex-governador David Paterson indicou que deve endossá-lo, alegando que socialistas têm tratado mal a comunidade negra. Paterson se referiu à superexposição de alguns políticos como salvadores, mas criticou essa abordagem.
O candidato republicano Curtis Sliwa argumentou que as preferências populares não importam tanto quanto as questões de segurança pública. Ele acusou Cuomo de ser responsável pela implementação de políticas que incluem a liberação de prisão sem fiança e classificou Mamdani como seu aliado nesse cenário. Sliwa desdenhou do apoio de Paterson, sugerindo que isso não influenciará a decisão dos eleitores.
Por sua vez, Mamdani abordou a questão do aumento do número de eleitores mais velhos, afirmando que a questão da acessibilidade financeira também é crítica para esse público. Ele ressaltou que a falta de condições adequadas para viver na cidade é um problema que afeta a capacidade dos cidadãos de envelhecerem dignamente em Nova York.



