Minhas finanças

Críticas de associação às limitações do saque-aniversário do FGTS

A Zetta, uma associação que representa instituições financeiras digitais, expressou sua insatisfação com as novas regras para o saque-aniversário do FGTS, que entraram em vigor esta semana. As alterações foram anunciadas pelo conselho curador do fundo e, segundo a Zetta, as novas limitações podem afetar negativamente os trabalhadores, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades financeiras e têm crédito negativo.

As mudanças estabelecem que o trabalhador poderá antecipar apenas valores que variam de R$ 100 a R$ 500 do saque-aniversário do FGTS, além de limitar a uma única operação desse tipo por ano. Até agora, não havia um teto definido para esses saques, o que permitia maior flexibilidade para os trabalhadores.

A Zetta destacou que a antecipação do saldo do FGTS vinha se tornando uma maneira vital de inclusão financeira. A associação acredita que esse recurso é importante para garantir acesso a crédito com taxas mais justas, possibilitando melhores condições aos trabalhadores. Além disso, a entidade argumentou que a disponibilidade desse crédito aumenta a concorrência no mercado financeiro e oferece mais opções às pessoas.

Outro ponto levantado pela associação foi a falta de um estudo que avaliasse o impacto dessas mudanças sobre a oferta de crédito, bem como a ausência de um diálogo prévio com o setor financeiro. A Zetta enfatizou que decisões dessa magnitude devem ser tomadas com transparência e envolvimento dos diversos agentes do mercado, para garantir previsibilidade tanto para a população quanto para as instituições financeiras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 3 =

Botão Voltar ao topo