S&P rebaixa nota de crédito da Braskem para ‘CCC-‘

A S&P Global Ratings anunciou que rebaixou a nota de crédito global da Braskem, passando de “B+” para “CCC-“. Além disso, a agência também diminuiu a nota de crédito nacional da companhia de “brA-” para “brCCC-”. Ambas as classificações permanecem com perspectiva negativa.
Os analistas Luísa Vilhena e Luciano Gremone, da S&P Global Ratings, destacam que a Braskem enfrenta desafios significativos no seu setor e possui uma alta alavancagem. Em razão disso, a probabilidade de reestruturação de sua dívida nos próximos seis meses é considerada elevada. A perspectiva negativa sugere que, caso a empresa inicie esse processo de reestruturação, isso pode ser interpretado como um sinal de “default”, ou seja, de calote.
Por sua vez, a equipe da S&P National Ratings, formada por Fabiana Gobbi, Victor Soriani e Marcelo Schwarz, ressaltou que a situação de liquidez da Braskem vem se deteriorando. Essa situação foi impactada pelo alto consumo de caixa no primeiro semestre do ano e pela iminência do vencimento de sua linha de crédito rotativo. A perspectiva negativa neste caso também indica uma possível nova redução nas notas de crédito se houver uma reestruturação que seja considerada “distressed” ou se a empresa não cumprir o pagamento de juros ou do principal da dívida.
Na semana passada, a Braskem anunciou a contratação dos escritórios de advocacia Lazard, Cleary Gottlieb e E. Munhoz Advogados. Esses profissionais estarão encarregados de auxiliar a empresa na reestruturação de suas dívidas e na diminuição da sua alta alavancagem, que se tornou uma preocupação crescente para a companhia.