Emerson Fittipaldi: O Ícone do Automobilismo Brasileiro
Emerson Fittipaldi, nascido em 12 de dezembro de 1946, em São Paulo, é um ex-automobilista brasileiro que fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o título mundial de Fórmula 1. Ele é um verdadeiro ícone do automobilismo, sendo duas vezes campeão mundial, em 1972 e 1974.
Início da Carreira
Filho da russa Józefa Woiciechowska e do jornalista Wilson Fittipaldi, Emerson começou sua trajetória no kart em 1964, onde obteve sua primeira vitória em Santo André. Em 1967, ele se destacou ao se tornar campeão brasileiro de Fórmula Vê, vencendo cinco das sete corridas com um protótipo desenvolvido por ele e seu irmão, Wilson Fittipaldi Jr.
Em 1968, Emerson ganhou a II Cem Milhas de Kart em Piracicaba, pilotando o “Fittiporsche”, também construído em parceria com seu irmão. No ano seguinte, ele fez sua estreia internacional na Fórmula Ford na Holanda e, em apenas três meses, já estava competindo na Fórmula 3 Britânica, onde se consagrou campeão aos 22 anos.
Década de 70: O Ascendente na Fórmula 1
Em 1970, Emerson ingressou na Fórmula 1 com a equipe Lotus. Ele conquistou o Grande Prêmio dos Estados Unidos em 1972 e o Grande Prêmio Brasil em 1973, repetindo o feito em 1974 pela MacLaren. Em 1976, junto com seu irmão, fundou a equipe Fittipaldi de Fórmula 1, patrocinada pela Coopersucar, uma empresa brasileira do setor de açúcar e álcool.
Em 1978, ele terminou em segundo lugar no Grande Prêmio do Brasil, em Jacarepaguá, e em 1979 adquiriu a equipe Wolf.
Década de 80: Novos Desafios
No campeonato de 1980, a equipe de Emerson obteve um notável 8.º lugar, superando a Ferrari, que ficou em décimo. Em março de 1980, ele subiu ao pódio pela primeira vez na Fórmula 1, garantindo o terceiro lugar no GP dos Estados Unidos. No entanto, com a saída da Coopersucar e os altos custos, a equipe encerrou suas atividades em 1982.
Durante sua carreira na Fórmula 1, Emerson participou de 149 grandes prêmios, conquistando 14 vitórias, 6 pole positions, 6 melhores voltas e acumulando 276 pontos.
Em 1984, ele fez sua estreia na Fórmula Indy e, em 1989, venceu as 500 Milhas de Indianápolis, tornando-se o primeiro estrangeiro a conquistar o título dessa categoria.
Retorno e Legado
Em 1993, Emerson venceu novamente as 500 Milhas de Indianápolis, mas em 1996 sofreu um grave acidente no GP de Michigan, fraturando a sétima vértebra, o que o afastou das pistas. Ao longo de sua carreira na Fórmula Indy, ele acumulou 22 vitórias e 17 pole positions.
Em 2005, Emerson retornou às pistas na GP Masters, competindo com veteranos como Nigel Mansell e Ricardo Patrese. Ele também participou das 6 Horas de São Paulo em 2014, competindo com uma Ferrari 458 Itália.
Atualmente, Emerson é casado com Rossana Fanucchi e é pai de dois filhos, Emerson e Vitória. Ele foi casado anteriormente com Maria Helena, com quem teve três filhos, e com Maria Tereza, com quem teve dois filhos.
Conclusão
Emerson Fittipaldi é mais do que um nome na história do automobilismo; ele é um símbolo de talento, perseverança e paixão pelas corridas.