Zé Ramalho: A Voz do Nordeste
José Ramalho Neto, conhecido como Zé Ramalho, nasceu em Brejo da Cruz, Paraíba, no dia 3 de outubro de 1944. Ele é considerado uma das grandes vozes da música nordestina desde os anos 70.
Infância e Formação
Filho de Antônio de Pádua Ramalho, um seresteiro, e Estelita Torres Ramalho, professora primária, Zé Ramalho ficou órfão de pai aos 2 anos e foi criado pelos avós, José e Soledade Alves Ramalho. Em 1960, a família se mudou para João Pessoa, onde ele estudou em colégios renomados e iniciou o curso de medicina.
Início da Carreira
Zé Ramalho começou sua trajetória artística escrevendo versos de cordel e se apresentando em grupos inspirados na Jovem Guarda e no Rock inglês. Em 1974, uma de suas músicas foi incluída na trilha sonora do filme Nordeste, Cordel, Repente e Canção, e em 1975 lançou o disco Paebiru, em parceria com Lula Cortes. Nesse mesmo ano, participou do festival Abertura ao lado de Alceu Valença.
Reconhecimento e Sucesso
Em 1976, Zé Ramalho se mudou para o Rio de Janeiro e, em 1977, lançou seu primeiro álbum solo, Zé Ramalho, que incluía clássicos como Avôhai e Chão de Giz. Seu trabalho foi amplamente elogiado, resultando em prêmios e vendas expressivas, incluindo o prêmio de Melhor Cantor Revelação.
Trilhas Sonoras e Novas Conquistas
As músicas de Zé Ramalho se tornaram populares em diversas novelas brasileiras, como Roque Santeiro e O Rei do Gado. Em 2000, seu álbum Nação Nordestina foi indicado ao Grammy na categoria de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras.
Trabalhos Recentes
Nos anos seguintes, Zé Ramalho lançou álbuns homenageando artistas como Raul Seixas e Luiz Gonzaga, além de realizar parcerias memoráveis, como Fagner & Zé Ramalho ao Vivo (2014). Em 2016, celebrou 40 anos de carreira com o show Ze Ramalho Voz e Viola na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Em 2018, ele se apresentou no Teatro Guararapes, comemorando sua trajetória com o show Zé Ramalho: Voz e Violão – 40 anos de música.