Biografia de Renato Aragão

renato-aragao-l
[dados_biograficos]

Renato Aragão

[ocupacao]

Renato Aragão: Uma Lenda do Humor Brasileiro

Renato Aragão, nascido Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935, em Sobral, Ceará, é um renomado humorista, ator e cineasta brasileiro. Famoso por interpretar o icônico personagem Didi Mocó no programa de televisão Os Trapalhões, ele conquistou o coração de várias gerações.

Início da Carreira

Filho do escritor Paulo Ximenes Aragão e de Dinorá Lins, Renato cresceu em uma família de classe média e desde cedo se interessou pelas artes, inspirado pelo comediante Oscarito. Sua trajetória artística começou em 1960, quando fez sua primeira aparição no programa Vídeo Alegre da TV Ceará, onde apresentou o personagem Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 1961, Renato se mudou para o Rio de Janeiro em 1964 para estudar direção de programas. Sua carreira decolou ao trabalhar no humorístico A E I O URCA da TV Tupi.

Os Trapalhões

Em 1974, Renato Aragão retornou à TV Tupi e formou um icônico grupo humorístico com Dedé, Mussum e Zacarias. O programa Os Trapalhões foi transferido para a TV Globo em 1977 e permaneceu no ar até 1995, tornando-se um fenômeno entre o público infantil.

Renato Aragão e os Trapalhões em cena de humor.
Os Trapalhões, um ícone da televisão brasileira, com Renato Aragão no papel de Didi.

Após uma breve separação em 1983, o quarteto se reuniu novamente em 1984. Renato também se destacou como apresentador do programa Criança Esperança a partir de 1986 e foi nomeado embaixador da UNICEF no Brasil em 1991.

O Legado dos Trapalhões

Infelizmente, a morte de Zacarias em 1990 e de Mussum em 1994 levou ao fim do programa Os Trapalhões. No entanto, Renato Aragão continuou a trabalhar, retornando com a Turma do Didi em 1998 e mais tarde dividindo a tela com Dedé em Aventuras do Didi.

Cineasta e Produtor

Além de seu sucesso na televisão, Renato Aragão é também um cineasta talentoso, tendo produzido, dirigido e atuado em 47 filmes ao longo de sua carreira, incluindo clássicos como Ali Babá e os Quarenta Ladrões e Os Saltimbancos Trapalhões.

Vida Pessoal

Renato Aragão foi casado com Marta Rangel de 1957 a 1991, com quem teve quatro filhos. Em 1991, casou-se com Lilian Taranto e teve uma filha chamada Lívian, que também se destacou na televisão. Após um infarto em 2014, Renato adotou um estilo de vida mais saudável.

Renato Aragão com sua esposa Lilian e filha Lívian.
Renato Aragão ao lado de sua esposa e filha, celebrando momentos em família.

Em 2020, após 44 anos de contrato, Renato Aragão foi desligado da TV Globo, mas seu legado no humor brasileiro permanece inabalável.

Botão Voltar ao topo