Renato Aragão: Uma Lenda do Humor Brasileiro
Renato Aragão, nascido Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935, em Sobral, Ceará, é um renomado humorista, ator e cineasta brasileiro. Famoso por interpretar o icônico personagem Didi Mocó no programa de televisão Os Trapalhões, ele conquistou o coração de várias gerações.
Início da Carreira
Filho do escritor Paulo Ximenes Aragão e de Dinorá Lins, Renato cresceu em uma família de classe média e desde cedo se interessou pelas artes, inspirado pelo comediante Oscarito. Sua trajetória artística começou em 1960, quando fez sua primeira aparição no programa Vídeo Alegre da TV Ceará, onde apresentou o personagem Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 1961, Renato se mudou para o Rio de Janeiro em 1964 para estudar direção de programas. Sua carreira decolou ao trabalhar no humorístico A E I O URCA da TV Tupi.
Os Trapalhões
Em 1974, Renato Aragão retornou à TV Tupi e formou um icônico grupo humorístico com Dedé, Mussum e Zacarias. O programa Os Trapalhões foi transferido para a TV Globo em 1977 e permaneceu no ar até 1995, tornando-se um fenômeno entre o público infantil.

Após uma breve separação em 1983, o quarteto se reuniu novamente em 1984. Renato também se destacou como apresentador do programa Criança Esperança a partir de 1986 e foi nomeado embaixador da UNICEF no Brasil em 1991.
O Legado dos Trapalhões
Infelizmente, a morte de Zacarias em 1990 e de Mussum em 1994 levou ao fim do programa Os Trapalhões. No entanto, Renato Aragão continuou a trabalhar, retornando com a Turma do Didi em 1998 e mais tarde dividindo a tela com Dedé em Aventuras do Didi.
Cineasta e Produtor
Além de seu sucesso na televisão, Renato Aragão é também um cineasta talentoso, tendo produzido, dirigido e atuado em 47 filmes ao longo de sua carreira, incluindo clássicos como Ali Babá e os Quarenta Ladrões e Os Saltimbancos Trapalhões.
Vida Pessoal
Renato Aragão foi casado com Marta Rangel de 1957 a 1991, com quem teve quatro filhos. Em 1991, casou-se com Lilian Taranto e teve uma filha chamada Lívian, que também se destacou na televisão. Após um infarto em 2014, Renato adotou um estilo de vida mais saudável.

Em 2020, após 44 anos de contrato, Renato Aragão foi desligado da TV Globo, mas seu legado no humor brasileiro permanece inabalável.