Biografia de Anísio Teixeira

anisio-teixeira-l
[dados_biograficos]

Anísio Teixeira

[ocupacao]

Anísio Teixeira: O Educador Brasileiro

Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) foi um influente teórico da educação no Brasil, reconhecido como o principal idealizador das significativas transformações que moldaram a educação brasileira no século XX. Ele foi um dos protagonistas do movimento de renovação educacional conhecido como Escola Nova.

Vida e Formação

Natural de Caetité, na Bahia, Anísio nasceu em 12 de julho de 1900, filho de fazendeiros. Recebeu sua educação inicial no colégio jesuíta São Luís Gonzaga e, em 1914, transferiu-se para o colégio Antônio Vieira, em Salvador.

Início da Carreira

Anísio Teixeira formou-se em Direito na Universidade do Rio de Janeiro em 1922. Retornando à Bahia, foi nomeado Inspetor Geral de Ensino em 1924. No ano seguinte, viajou pela Europa, onde estudou os sistemas de ensino de países como Espanha, Bélgica, França e Itália. Ao voltar, implementou uma série de reformas educacionais no estado.

Influências e Contribuições

Em 1927, Anísio viajou para os Estados Unidos em busca de conhecimentos sobre as ideias do filósofo e educador John Dewey. Formou-se no Teacher’s College da Universidade de Colúmbia em 1929, onde foi discípulo de Dewey e, ao voltar ao Brasil, assumiu uma cátedra na Escola Normal de Salvador.

Em 1931, mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou no Ministério da Educação e Saúde Pública, além de ser diretor-geral do Departamento de Educação do Distrito Federal. Nesse período, criou uma rede municipal de ensino que abrangia desde a escola primária até a universidade.

Movimento Escola Nova e Realizações

Anísio participou ativamente do movimento Escola Nova, que visava um ensino mais livre e inclusivo, e contribuiu com o Manifesto da Escola Nova em 1932. Em 1935, fundou a Universidade do Distrito Federal, mas, em 1936, devido à repressão política do governo Vargas, afastou-se da direção e retornou à Bahia.

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, foi nomeado Conselheiro de Ensino Superior da UNESCO e, em 1947, reassumiu a Secretaria de Educação da Bahia, onde criou a inovadora Escola Parque em Salvador, um modelo de educação integral.

Legado e Últimos Anos

De 1952 a 1964, Anísio foi diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), promovendo a valorização da pesquisa educacional no Brasil. Em 1955, fundou o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais e os Centros Regionais em diversos estados.

Junto a Darcy Ribeiro, Anísio cofundou a Universidade de Brasília, onde atuou como reitor entre 1963 e 1964. Com a chegada do governo militar, foi forçado a deixar seu cargo e se estabeleceu nos Estados Unidos, lecionando na Universidade de Colúmbia e na Universidade da Califórnia.

Após retornar ao Brasil em 1966, tornou-se Consultor da Fundação Getúlio Vargas e recebeu o título de professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1970. Anísio Teixeira faleceu em circunstâncias misteriosas no Rio de Janeiro em 11 de março de 1971.

Frases Inspiradoras

“Como a medicina, a educação é uma arte. E arte é algo de muito mais complexo e de muito mais completo que uma ciência.”

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.”

“A sabedoria é a subordinação do saber ao interesse humano e não ao próprio interesse do saber pelo saber e muito menos a interesses parciais ou de certos grupos humanos.”

Obras Publicadas

  • Aspectos Americanos de Educação (1928)
  • Educação Progressiva (1932)
  • Em Marcha para a Democracia: à Margem dos EUA (1934)
  • A Universidade e a Liberdade Humana (1954)
  • A Educação e a Crise Brasileira (1956)
  • Educação no Mundo Moderno (1969)
  • Pequena Introdução à Filosofia da Educação (1971)
Botão Voltar ao topo